26.10.22

Meu Deus!

118. O projeto do Deus cristão é genial. Não o projeto do Deus para conosco, mas daqueles que O criaram. Foi o primeiro Deus sem imagem, e ainda composto por uma Trindade: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Criatividade ímpar.

120. Mas o meu Deus é diferente. É maior do que todos os outros deuses juntos — inclusive o Deus cristão, que já é enorme, e genial. Na verdade, todos os outros deuses já criados na história da Humanidade, em todas as culturas, em todos os tempos, são tentativas mais ou menos bem sucedidas de facilitar a compreensão do que seria um Deus. A coisa toda se complica um pouco, porque todos os criadores de deuses supõem — e alguns até acreditam de boa fé — que o seu Deus é o único. Exceto, em princípio, os gregos e os indianos, que são filosoficamente mais bem elaborados, todos os deuses foram criados para explicar a criação do mundo, a origem da vida, os fenômenos da natureza, ou para oferecer algum tipo de conforto espiritual aos sofredores, mas também, e principalmente, para proporcionar algum tipo de controle social a uma certa casta de sacerdotes, pajés ou curandeiros — nem sempre bem intencionados.




Deus é a oitava cor do arco-íris. Nem todos podem vê-la. Para vê-Lo, precisamos do Sexto Sentido — que eu suponho já contido no DNA, mas ainda não descoberto cientificamente.

Em verdade, eu hoje creio num Deus maravilhoso, que mora dentro do meu próprio coração. Inclusive no meu próprio coração. Porque Ele mora também no coração das estrelas. O meu Deus pode até ser o mesmo que o teu — só que o meu é mais poético e romântico, e não me exige uma fé inabalável. O meu Deus é atômico, e não me pede nunca que abandone a Lógica só para ajoelhar-me a seus pés. De certo modo, e no sentido figurado, eu creio nele — e ele em mim, também. Não é preciso negociarmos nossas dúvidas, nem nossas crenças em comum. Por isso, quando falo com Deus, dou-lhe a garantia de que sou-lhe seu amigo, antes de tudo — e não seu seguidor. Converso com Deus por opção poética, não por dever de ofício ou interesse pessoal. Minha chance de ser salvo por Ele, portanto, é enorme. Aliás, dando-me as condições intelectuais de ser ateu, especialmente a lógica e a razão, Deus já me salvou dos horrores e desgraças de uma fé sem fundamento.