4.10.22

Bolos e sonhos

Minha Mãe fazia, basicamente, três tipos de bolo. De trigo, branco, recheado, cremoso e molhado, com cobertura leve, pois eu não gostava (e ainda não gosto) de coberturas grossas demais, nem ressecadas. Gosto de bolos úmidos, e sem muita frescura, sem muito recheio. Adoro. Ela também fazia bolo de fubá, com sal e açúcar, que eu também gostava (e ainda gosto) de comer com manteiga Aviação e café preto. Bastante manteiga. Bastante café. O terceiro tipo de bolo que minha Mãe fazia era de cenoura com abacaxi. Só ela sabia fazer esse bolo. Uma delícia!

Mas o doce mais gostoso que ela fazia, e que eu jamais esquecerei, e que sempre peço para ela fazer de novo, é o manjar de bananas. Feito especialmente para mim — mas que todos dele se aproveitavam, amorosamente. Leva açúcar, maizena, bananas e Freud. Com cobertura levíssima de clara em neve. Um dia eu dou a receita.

A terceira coisa, que agora me lembro, é o sonho com recheio de goiabada. Aquele sonho, com açúcar fino polvilhado por cima, ninguém faz igual. Aquela massa — impossível alguém conseguir outra igual.E acabo me lembrando do pão. O pão da minha Mãe — cuja receita já publiquei aqui, tempos atrás.

E agora, nesta manhã de sol, vou continuar tomando café com lembranças — e ouvindo pássaros...


.