16.8.22

Sonhos lúcidos

Lucid dreams.


Aqui vou publicar logo mais minhas experiências pessoais com sonhos lúcidos. E também teorizar um pouco a respeito. Além de citar outras matérias importantes sobre o tema.

Antes de qualquer coisa, eu recomendo este livro: Sonhos Lúcidos - Stephen LaBerge




Sonho Lúcido pode ser definido como sonhar enquanto você sabe que está sonhando. O termo foi inventado por Frederik Van Eeden usando a palavra "lúcido" no sentido de claridade mental. A Lucidez usualmente começa no meio de sonhos quando o sonhador compreende que as experiências que estão ocorrendo não existem na realidade física, mas são fruto da criação de um sonho.

Basicamente seu corpo está 'adormecido' e sua mente está 'acordada'.



O texto a seguir tem como fonte a WIKIE, que contém, para o iniciante,  boas referências sobre o tema.

Abre aspas.

Sonho lúcido é o termo, criado por Frederik Willems van Eeden no início do século XX, que se refere à percepção consciente de uma pessoa identificar que está em estado de sonho,[1] que está tendo uma experiência no mundo do inconsciente e não na realidade física (ou mundo onírico) ou um delírio,[2] resultando em uma recordação nítida/lúcida da experiência, e também pode possibilitar termos o controle sobre nossas ações ou, às vezes, sobre a sequência do sonho.[3] Conforme o pesquisador Stephen LaBerge, o sonho lúcido indica "sonhar enquanto você sabe que está sonhando."[2][4]

A maioria das pessoas acorda ao perceber que está sonhando. O desconhecimento e o susto tendem a trazer nossa consciência de volta do mundo onírico.[1] As pessoas que intencionalmente treinam para usar as possibilidades do sonho lúcido são denominados de onironautas (do grego: "exploradores de sonhos"). O tema atrai a atenção de psicólogosautores independentes, grupos místicosocultistasartistas e muitos outros.

Os chamados normalmente descrevem seus sonhos como animados, coloridos e fantásticos. Muitos comparam a uma experiência espiritual e dizem que este fato mudou sua maneira de viver ou sua percepção em relação ao mundo que vive. Alguns afirmam que os sonhos lúcidos são como uma "hiper-realidade", aparentando muitas vezes serem mais reais que a própria realidade em vigília" e que todos os elementos que compõem a realidade dos sonhos são amplificados. Sonhos lúcidos são prodigiosamente recordados em comparação a outros tipos de sonhos, até mais que os próprios pesadelos, que supostamente podem ser prescritos como um meio de livrar-se de um sonho dramático ou alarmante.

Embora seja difícil de obter um conhecimento claro e coerente sobre as múltiplas interpretações destas experiências — especialmente considerando sua natureza altamente subjetiva — a veracidade dos sonhos lúcidos é cientificamente verificada. Pode ser classificada como um protociência, até que haja um maior conhecimento científico sobre o assunto. Pesquisadores, tal como Allan Hobson, com estudos na área da neurofisiologia dos sonhos, têm ajudado no avanço das pesquisas para o melhor entendimento dos mecanismos dos sonhos lúcidos.

Fecha aspas.




Só para meu registro pessoal: Em 16.11.21 eu tive um sonho lúcido, maravilhoso. Em 14.05.21 eu havia tido outro, marcante, com a Paloma 001, do Guarujá. De maio a dezembro de 2021 eu tive apenas três. Todos lindos! Em 2022, até hoje, tive apenas dois sonhos lúcidos. Todos estão relatados, com detalhes, nos meus livros O Tapete Azul e O Oratório Vermelho, ambos ainda não publicados.


O Oratório Vermelho

O Guardião do Templo

O Tapete Azul
.



A seguir o Prefácio do livro citado do LaBerbge.

Stephen LaBerge fez uma coisa pouco comum: demonstrou que algo que costumava ser julgado impossível nos domínios do consciente na realidade é possível. Provou cientificamente que podemos dormir e sonhar e ao mesmo tempo ficar completa-mente conscientes no sonho. A primeira parte deste livro conta a história fascinante de como ele conseguiu isso.A prova de LaBerge é importante porque mostra mais uma vez que as possibilidades da percepção humana são maiores do que pensávamos. Muitos cientistas costumavam acreditar que os sonhos, pela sua própria natureza, eram "irracionais" e "inconscientes". Desse ponto de vista, sonhar lucidamente estaria fora de cogitação.Muitas vezes uma concepção errada funciona como empecilho para a compreensão e com isso obstrui a visão das possibilidades. Dando um exemplo paralelo: já foi considerado impossível correr dois quilômetros em cinco minutos. Parece que essa idéia constituía um entrave para muitos corredores até que um homem conseguiu realizar a façanha. Logo que a barreira conceituai foi derrubada apareceram muitos outros corredores aptos a fazer dois quilômetros em cinco minutos.Aparentemente só tentamos o que supomos possível.O mesmo princípio se aplica à percepção consciente; e a demonstração de LaBerge, da possibilidade de existir ação consciente e deliberada no estado de sonho, pode servir para inspirar outras pessoas a fazer o mesmo.Aos leitores interessados em desenvolver a técnica de sonhar com lucidez o livro de LaBerge oferece não só inspiração como conselhos e técnicas que mostram como se transformar num sonhador lúcido e pôr em prática esse estado para estimular o crescimento pessoal, aumentar a autoconfiança, melhorar a saúde mental e talvez até a saúde física, além de facilitar a resolução de problemas criativos.O dr. LaBerge escreveu uma obra estimulante e de leitura extremamente clara. Ao terminar a última parte do livro o leitor ver-se-á recompensado com idéias e percepções que, nas palavras de William James, proíbem "que encerremos prematuramente as contas com a realidade". O autor demonstrou que, no mesmo grau de qualquer outra atividade, o sonho lúcido acompanhado de uma mente aberta e sensível pode levar a uma compreensão mais unificada da percepção consciente.