4.8.21

Dez ilusões

Quando se quer treinar um falcão, basta uma luva, um pedaço de carne e uma cordinha para amarrar o falcão. Depois de algum tempo voando assim, limitado, o coitadinho se acostuma e nunca vai além desse limite — mesmo que se lhe tire a corda dos pés. Assim é com a gente. Nos amarraram desde pequeninos, e agora fica difícil voar mais longe do que o "tamanho da corda"... Nossos "pontos de vista" geralmente não são nossos. Foram inculcados em nós. Temos que ir além deles. Caso contrário, nunca iremos além do limite que as circunstâncias anteriores nos impuseram. Lembre-se do falcão, e procure voar para mais longe. Para lugares que fiquem além do comprimento da cordinha... 




Segue um texto original de Justin Dixon, editado por mim:

1. Vida fácil. 

Isso mesmo, a vida fácil não existe. É uma ilusão. Todos têm algum desafio pra enfrentar. Todos têm algum fardo pra carregar, e embora talvez você não esteja passando fome, os problemas que você ainda enfrenta são um desafio. Do contrário, você já os teria superado. Não importa o que você faz, você terá que enfrentar desafios. Mas não se desespere, isso é uma boa notícia. Se a vida não vai ser fácil, não importa que você escolha fazer algo "prático" ou seguir sua paixão. Então, todas as desculpas que dizem que seria difícil demais levar a sério seus sonhos começam a perder o sentido. A vida vai ser "difícil", não importa o que você faça. As pessoas vão te julgar (e até te crucificar) independente das escolhas que você faz. Então faça as escolhas que vão te deixar feliz. Não se preocupe com o fato de a vida ser difícil, isso acontece. A pergunta que eu desafio você a se responder é: Você quer atravessar o processo "difícil" da vida em prol de coisas que são "práticas" — ou por coisas que realmente têm algum significado pra você? 


2. Aquele Um Dia Mágico. 

"A estrada para algum dia leva a uma cidade chamada lugar nenhum." 
Billy Cox 

Você pode procurar por ele no seu calendário, você pode checar no seu relógio. Você não vai encontrá-lo. Não existe uma circunstância certa que vai fazer seu “algum dia” acontecer magicamente. Você tem que fazê-lo acontecer. Você terá que estipular datas no calendário para seus objetivos e para que sua mente possa registrar como real. “Algum dia” não existe, mas você tem a força para fazer com que as coisas algum dia aconteçam. Você tem o poder para começar agora, a partir das coisas que você tem adiado. Ou algo vale a pena ser feito ou não. Decida e aja de acordo. Não relegue as coisas para o tal mágico “algum dia”. 


3. Um Plano Mágico. 

Passei um longo tempo com esse. Eu já tinha determinado que “algum dia” não existia, mas eu precisava de um plano. Na verdade, eu precisava de um plano mágico, algo que faria tudo se alinhar perfeitamente. Não há planos mágicos. Qualquer coisa pode dar errado com qualquer decisão que você tome, não importa o quão informado você esteja. Não cometa o erro que cometi. Não espere que seus planos sejam perfeitos. Não espere a “fada do plano” vir e torná-lo mágico. Pegue seu objetivo e comece a andar em direção a ele. Seja paciente consigo mesmo e corrija os erros que você faz no caminho. Simplesmente comece. Você nunca vai aprender a nadar se você nunca entrar na água, tenha você um bom plano ou não. 


4. A Decisão Errada. 

Embora existam vários erros que você possa cometer, não há um único erro que vá arruinar completamente sua vida. Se o caminho que você está seguindo não parece bom, então você tem o poder de mudar. Durante todo o tempo você pode escolher ser responsável por si mesmo. Em qualquer situação, você pode encontrar uma lição e pode começar hoje a ir numa direção positiva. Essa mudança não acontece toda de uma vez, mas se você está comprometido a parar de repetir seus erros, então você pode e irá mudar sua vida pra melhor. 


5. O Passado. 

A razão pela qual chamamos de passado é porque nós já passamos por ele. Não está mais aqui. Este é um novo dia e esta é uma nova oportunidade. O que você faz hoje, o que você faz exatamente agora determina quem você é. Esta é a hora que você pode se colocar onde quiser. Esta é a hora que você pode começar a construir os hábitos que você sempre quis. 


6. Não Ser Suficiente. 

De acordo com a PhD Susan Jeffers, essa é a raiz de todos os medos. Tememos a morte porque não sabemos se conseguiremos lidar com ela. Tememos a mudança porque não sabemos se somos suficientes para lidar com ela. Um teste rápido para ver se você é suficiente para enfrentar a situação que você está é: você está nela? Sim? Isso significa que você tem o suficiente para atravessá-la. A você não será dado mais do que pode carregar. Isso não significa que você não precisará nunca de ajuda, significa que você pode enfrentar qualquer problema que você esteja passando neste momento. 


7. Falta. 

Há uma ordem neste universo, eu não a entendo, mas aprendi algumas coisas dela. Não nos falta nada. Tempo? Ideias? Oportunidade? Comida? Tenho uma prática: quando eu fiz tudo que podia para atender minhas necessidades, faço a seguinte prece: “Fiz tudo que podia. Vou confiar em Você (a ordem neste universo) para tomar conta do resto”. 

Até hoje, nos dias que eu digo essa prece, eu comi quando deveria ter permanecido faminto. Novas portas abriram quando eu não sabia mais onde ir. Mas se você aceita a ideia de que não há o suficiente de alguma coisa, você vai parar de procurar por essa coisa. Se você parar de procurar pelas coisas que você pode passar sem, você para de procurar pelos caminhos pelos quais você pode fazer boas coisas acontecerem e simplesmente se deixa levar pela derrota. Quando você acredita que há falta, você a cria. Quando o falcão acredita que a corda ainda está lhe limitando o voo, então o falcão recria a corda. 


8. Separação. 

Toda a matéria tem uma frequência. Para que você possa fisicamente tocar alguma coisa, ela deve estar vibrando na mesma frequência da matéria que você é feito. Na verdade, a física quântica descobriu que tudo está conectado. A realidade é um espectro de frequência onde toda a matéria e energia está conectada. É uma grande rede. Por isso aproveite tudo com os outros. Eles são parte de você. Quando eles forem bem-sucedidos, parte de você também é bem-sucedida. Ajude os outros. Quando você os ajuda, você ajuda parte de si mesmo. Você não pode fazer algo a alguém sem também fazer isso em parte a você mesmo; é uma impossibilidade física. A razão pela qual ver as coisas desse jeito lhe torna livre é que lhe coloca na posição de liderar pelo exemplo. Coloca-lhe na posição de dar e ajudar. Receber esse tipo de reputação pode abrir novas oportunidades que você jamais pensou que poderiam existir. 


9. Caos. 

O caos é o que você vê quando não está olhando para o quadro inteiro. Caos é quando você vê a árvore e não vê a floresta. Há sempre alguma coisa boa acontecendo. Sempre há um jeito de as coisas funcionarem. Sempre há uma razão para que as coisas sejam do jeito que são, e sempre há uma razão para que elas possam mudar. 


Essas ilusões que eu citei acima podem ser extremamente paralisantes. Todos elas limitam nosso potencial máximo. Contudo, você pode decidir não mais se mover como um falcão amarrado a uma corda. Você pode escolher hoje que quer se mover em liberdade. Tenha em mente que a vida não será sempre fácil, quer você continue ou não fazendo o que você hoje faz. Você pode optar por parar de esperar aquele "plano perfeito". Não deixe que o passado paralise o teu potencial. Você é suficientemente forte para lidar com aquilo que você tem, com aquilo que você é. Assim como qualquer líder, você está no comando de si mesmo. Não existe esse caos que às vezes te assusta. O que existe é uma enorme oportunidade de crescer. Uma enorme porta aberta à tua frente. Escancarada... 


Então, o que é que você vai fazer agora? 

Justin Dixon

Versão de Edson Marques - especialmente a introdução, o item 9, e o capítulo final. 
Depois vou refinar o texto ainda um pouco mais.

Em São Paulo, dezembro de 2012.




Meu novo livro a ser lançado na Primavera de 2021:


Click no link acima para ver detalhes.