26.3.19

Exercício mental

Teorema dos 3 ponteiros.

Minha ideia 720. Matemática simples, porém suponho profunda. A questão é:

— Quantas vezes, num mesmo dia, os três ponteiros de um relógio ficam rigorosamente superpostos?

Para quem não é muito íntimo da matemática (que certamente NÃO é o teu caso!), vou dar uma simples dica, para ajudar no raciocínio:

Vamos chamar o ponteiro das horas de H, o ponteiro dos minutos de M, e o dos segundos de S.

A cada 1 hora, H percorre 30 graus. A cada 5 minutos, M percorre 30 graus. A cada minuto, S percorre 360 graus.

Se a questão fosse APENAS com H e M, com apenas dois ponteiros, a resposta seria muito fácil. Basta uma regra de três. Porém, eu proponho deixar a questão mais complexa. Acrescentei S na equação. Ou seja, o ponteiro de Segundos --- que, para percorrer 30 graus demora apenas 1/12 minutos.

Estou tentando resolver com cálculos de velocidade angular, mas não está fácil.

Espero que você me ajude a encontrar uma resposta mais simples para apresentarmos aos (mais) leigos (do que eu) em matemática.

Esse teorema foi criado ontem por mim. Parece-me que é original, e ainda não foi proposto publicamente por nenhum matemático, no mundo. Pelo menos, não na internet. Já procurei e não encontrei. Mas, caso você o encontre, avise-me. Ou talvez possamos aprimorar o enunciado, posto que ainda nem sei se, durante 24 horas, ocorrem mais do que duas triplas superposições.



Repito: Para apenas dois ponteiros, a resposta é simples, e pode ser vista AQUI. Porém, com esse meu Teorema dos Três Ponteiros, eu tornei a questão MUITO mais complexa. Depois, se quiser, veja a resposta AQUI.

A rigor, não é um teorema, mas logo mais a gente resolve essa questão.