12.2.08

aula de logica 1

Se, num hipotético desastre aéreo, você caísse num deserto com somente um balde de gelo, quantos dias você acha que conseguiria sobreviver?


Update:

Esta é uma das perguntas exemplares que faço em palestras a diretores e gerentes. E também a adolescentes ou estudantes da escola primária quando lhes dou uma breve aula de Lógica. Há outras. Tem uma alegoria sobre papel higiênico que agrada muito. Mas para falar de Lógica não é preciso citar Bertrand Russel nem Aristóteles nem falar difícil. É só despertar a curiosidade e o maravilhamento das crianças pela Palavra e pela Razão. Das crianças – e também dos adultos que ainda não perderam a vontade de aprender e questionar.

Começo então perguntando quantos litros tem um balde. Balde não é unidade de medida. Ou seja, a pergunta refere-se a balde do tamanho de um barril ou de um dedal? Se você caísse sozinho ou com mais pessoas? Outro dado importante: gelo do quê? De água ou, por exemplo, de amônia? E se for de água, potável, ou não? O deserto seria de areia, como no Saara, ou deserto de gelo, como num dos polos geográficos? Outra coisa que pode determinar o impacto da queda: cair de que altura? De helicóptero, de avião ou de asa delta?

Como se vê, a pergunta foi intencionalmente mal formulada.


Tem outra pergunta mal formulada que é muito comum:

— "Quer casar comigo?"

Minha melhor resposta: — Não.

A segunda melhor resposta: — Sim, desde que...

E a pior resposta possível, qual você acha que seria?



Update originalmente escrito aqui às 03h00 de 13/02/2008.